foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
ENDEREÇO DA CLÍNICA (ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO ) RUA MARECHAL TITO, 2874 SÃO MIGUEL PAULISTA - SÃO PAULO SP TELEFONE: (11) 2584-3969 VETERINÁRIO PROPRIETÁRIO: DR. BEN-HUR OVANDO | CRMV-SP 6.149

escovacao

 

 

 

goldenTodo dono sabe que deve escovar os pelos do seu cão, mas nem todos realmente o fazem, e muito menos sabem por que isso é importante. Não é muito claro para a maioria dos donos de cães o tipo de pelo, frequência necessária da escovação, o instrumento certo e como não fazer. Também é um pouco desconhecido que escovar pelo de cachorro pode ser relaxante tanto para o dono quanto para o bichinho.

Pelos grossos, finos, simples, duplos, longos e curtos. As opções são variadas e podem confundir qualquer um. Aprender a escovar pelo de cachorro requer um pouco de paciência e interesse.

 

Pelos grossos, finos, simples, duplos, longos e curtos. As opções são variadas e podem confundir qualquer um. Aprender a escovar pelo de cachorro requer um pouco de paciência e interesse.

 

Para saber quando escovar o cão e que tipo de escova usar, é importantíssimo que o dono conheça o pelo do animal. Sentir como é o toque quando se passa a mão pelo cão, observar como ele se movimenta e a quantidade de pelos que o cão possui são pontos iniciais básicos para entender qual o tipo de pelo que o cão tem.

 

A escovação deve ser feita todos os dias, independente do tipo e do tamanho da pelagem.

 

 banho

 

 

escovacaoO banho é indicado para remover sujeira, gordura e resíduos que não são eliminados na escovação.

 

Todos que possuem um cão sabem o quão mal cheiroso ele pode ficar se não tiver uma higiene regular. O banho e tosa de cães são ferramentas importantes para manter a saúde do cãozinho e evitar problemas de saúde tanto do animal, quanto do seu dono. Pulgas, carrapatos e todo tipo de bactéria ou doença de pelos e pele podem ser facilmente evitadas para que o dono não precise gastar mais tendo que tratá-las.

 

Cada cão tem um tipo de pelagem e um tipo de necessidade de cuidados diferentes, é importante que o dono as conheça.

Cães de pelo longo necessitam de escovação regular para não causar nós. A tosa também é necessária em épocas mais quentes. Há pelos longos que vão dos mais finos aos mais grossos, quanto mais fino e liso o pelo do cãozinho, maior deve ser o cuidado com ele.

Há cães que possuem dupla pelagem - que, além dos pelos comuns, também possuem subpelos. Essa dupla pelagem é uma proteção extra que algumas raças possuem de acordo com a sua evolução e necessidade. Esses tipos de cães também necessitam de escovação regular, se tiverem pelos mais compridos, para evitar o acúmulo de pelos soltos.

Alguns cães possuem uma tendência maior a desenvolverem problemas de pele, nesse caso, o banho e a tosa são extremamente necessários para evitar que esses problemas se desenvolvam.

Há raças em que o cuidado com os olhos deve ser redobrado, pois elas tem uma predisposição maior a produzir bactérias nocivas. A limpeza diária é necessária.
Conhecer os hábitos do cão também é importante para saber quanto banho ele necessita e quão frequente deve ser a tosa do cão. Cães que costumam ficar muito tempo em ambientes externos tendem a se sujar com mais facilidade, e cães que vivem em apartamentos precisam de banhos mais regulares pelo cheiro.